top of page
Jac Leirner
A&D_031842_A.jpg

Pulmão

Invólucrus de celofane montados em caixa de acrílico

Assinada, datada 1987, titulada e numerada. tiragem de 60

21,5 x 9 x 6 cm

São Paulo, SP, 1961

 

Jac Leirner é uma artista multimídia, filha do renomado artista plástico Nelson Leirner. Formada em artes plásticas em 1984 pela Fundação Armando Álvares Penteado.

As obras de Jac Leirner começam com a coleta de objetos comuns, frequentemente ligados ao universo do consumo. A atividade de colecionadora pode ter longa duração: algumas séries levaram 15 anos para ser concluídas. Na década de 1980, realiza uma série de trabalhos com papel-moeda. Em Os Cem, 1987, utiliza notas de 100 cruzeiros. As células são furadas, presas em longas tiras e espalhadas pelo chão.(...) Na série Nomes,1989, une sacolas de museus ou de livrarias de arte, como a formar um tecido, com o qual cobre salas ou paredes inteiras. Em 1991, realiza a série To and From, em que agrupa envelopes de correspondência, guardados e cedidos a ela pelo Walker Art Center de Minneapolis, nos Estados Unidos. 

A série Pulmão, 1987, liga-se de forma mais próxima a sua vida pessoal. Para executá-la, Leirner conserva maços de cigarros, após consumir seu conteúdo. Desmonta-os e serve-se das fitas plásticas de abertura, do papel, dos selos de controle, entre outros, como material para as obras. Expõe também as chapas radiográficas de seus pulmões. Para o crítico Lorenzo Mammì, Pulmão marca uma etapa importante em sua produção: nessa série, a artista apresenta-se aberta a trabalhar com mais variedade de formas e cores. Em obras mais recentes, como Foi um Prazer, 1997, Leirner coloca nas paredes cartões de visita de artistas, curadores e galeristas e na série Adesivos, 2000/2002, exibe adesivos de bandas de rock, avisos de perigo, de museus, de livrarias, de revistas, organizados por temas, cores ou formas. Estes últimos trabalhos, como aponta a artista, incorporam todos os outros e agregam questões relacionadas à presença da cor, da linearidade e da horizontalidade.

bottom of page